Portugal com 15 elementos na Conferência Mundial de Treinadores
A cidade de Antalya recebe esta semana a 19.ª Conferência Mundial de Treinadores, a decorrer na Turquia entre 24 e 28 de novembro e realizada não só pela ITF como também pela Federação de Ténis Turca e pela Tennis Europe, que conta com a colaboração de 49 países membros. A representar as cores portugueses está, entre outros elementos, a equipa do Departamento de Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Ténis.
“São 99 países representados e mais de 700 treinadores. É o maior evento de formação do planeta. A delegação portuguesa conta com 15 elementos. Este evento foi precedido pela Conferência Europeia nos dias 22 e 23, na qual Portugal também teve uma apresentação”, disse, ao Bola Amarela, Vítor Cabral, diretor do Departamento de Desenvolvimento, acompanhado por Pedro Lobão, Inês Pereira e Frederico Marques, treinador do número um português João Sousa.
Na apresentação portuguesa, Vítor Cabral analisou a especialização precoce e discutiu as vantagens e as desvantagens inerentes ao desenvolvimento profissional de uma criança na modalidade, assim como a idade da mesma em que se deve dedicar exclusivamente ao ténis para singrar no futuro.
Para além do Departamento de Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Ténis, marcam também presença os treinadores Rui Silva e João Romeira e o fisioterapeuta Carlos Costa, que tanto ajudou o vimaranense João Sousa na conquista do seu segundo título da carreira na última semana da época, em Valência.
A Conferência Mundial de Treinadores conta igualmente com nomes como Judy Murray, mãe de Andy Murray e capitã da seleção britânica na Fed Cup, que logo na jornada inaugural se debruçou sobre a permanência das jovens jogadoras na competição. O treinador Francis Roig, que auxilia o espanhol Rafael Nadal, também está presente e abordou os pontos principais do jogo moderno.