Portugal-Bielorrússia, 1-2: segue-se a manutenção no Grupo I
Portugal despede-se da primeira fase do Grupo I da Zona Euro-Africana da Fed Cup 2015 com mais uma derrota, desta feita frente à Bielorrússia de Victoria Azarenka, e vai lutar pela manutenção no Grupo este sábado com o Liechtenstein.
O primeiro singular da jornada desta sexta-feira ficou a cargo de Maria João Koehler, que não resistiu a Olga Govortsova (3-6 e 2-6), tendo sido Michelle Larcher de Brito, à semelhança do confronto com a Geórgia, a garantir o único ponto conseguido por Portugal na jornada de hoje. A portguesa radicada nos Estados Unidos impôs-se frente a Aliaksandra Sasnovich por 6-4 6-2.
Com as contas empatadas, foi a vez de Bárbara Luz se juntar à estreante Inês Murta para, juntas, defrontarem a dupla composta por Aliaksandra Sasnovich e Vera Lapko. Num embate muito equilibrado, Luz e Murta acabaram por ceder pelos parciais de 4-6 7-6(2) 2-6.
Sem nenhum triunfo conquistado nos três confrontos, a seleção comandada por André Lopes termina a Pool C em último lugar e vai agora lutar por um triunfo frente à equipa do Liechtenstein, para evitar a descida de Portugal ao Grupo II. O play-off de manutenção joga-se este sábado.