Portugal 0-1 Bielorrússia: João Sousa deixa escapar primeiro ponto
Tão perto e tão longe. Foi assim que o público presente esta sexta-feira no Clube de Ténis de Viana do Castelo se sentiu ao assistir ao primeiro embate do confronto entre Portugal e a Bielorrússia, que vale a subida ao Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis e que opôs João Sousa a Egor Gerasimov.
Aquilo que parecia destinado a ser um triunfo rápido e fácil do número um nacional tornou-se numa aguerrida batalha em cinco sets diante de um Egor Gerasimov (302.º ATP) que decidiu soltar o braço a partir do terceiro parcial e que acabou por roubar a vitóra a Portugal por 6-0, 6-1, 2-6, 2-6 e 4-6, ao cabo de duas horas e 45 minutos de jogo.
Depois de dois sets ganhos de forma arrebatadora por parte do vimaranense de 26 anos, 48.º do ranking mundial, o bielorrusso entrou no encontro e obrigou o jogador nacional a deslocar-se com bolas potentes e chapadas do fundo do court. O número um nacional viu o público interferir no encontro, apoiando-o em cada jogada, mas Sousa não reencontrou o seu ténis e deixou escapar o primeiro ponto do confronto.
Gastão Elias entra de seguida em ação diante de Uladzimir Ignatik (209.º ATP) para tentar igualar a eliminatória.