Perfeito. Sousa soma melhor vitória da época em termos de ranking e faz 'meias' em Nice
Concentrado, sólido e agressivo. João Sousa, número um português e 28.º colocado do ranking mundial, garantiu esta quinta-feira a qualificação para as meias-finais do ATP 250 de Nice, as suas primeiras desde que em novembro conquistou em Valência o seu segundo título ATP da carreira.
Com uma exibição personalizada e bem condizente com o ranking que atualmente ostenta, Sousa, que defende esta semana 150 pontos referentes à final de Genebra, que se disputou nesta mesma semana em 2015, derrotou o gigante sul-africano (de 2,03 metros) Kevin Anderson, número 20 mundial, por 7-5 e 7-5, em 1h38, naquela que é a primeira vitória do vimaranense sobre um tenista da elite dos 20 melhores esta temporada.
O número um nacional, que salvou todos os seis pontos de break que enfrentou ao longo do encontro – três dos quais consecutivos num momento importante do segundo set – acabou por fazer a diferença no 12.º jogo de cada um dos sets, quando Anderson servia para forçar o tie-break. E se no primeiro set o vimaranense colocou pressão desde início até alcançar o break, no segundo essa quebra surgiu de forma ainda mais inesperada, com o sul-africano, que ontem celebrou 30 anos, a perder o encontro a partir de 40-0.
Esta é a 12.ª vitória da temporada de João Sousa em quadros principais, consolidando o bom momento de forma às portas de Roland Garros. O português, que defendia 150 pontos esta semana, já garantiu que, na pior das hipóteses, desce apenas um lugar, para 29.º do ranking ATP. Caso atinja a final de Nice mantém o atual 28.º posto.
Nas meias-finais desta sexta-feira, João Sousa tem encontro marcado com o vencedor do duelo entre o alemão Alexander Zverev e o francês Gilles Simon. O jovem prodígio de Hamburgo comanda o confronto direto por 2-0.