Peng garante que está bem e que, afinal, não denunciou abusos de ninguém
A tenista chinesa Peng Shuai surpreendeu este domingo ao assegurar que, afinal de contas, nunca acusou ninguém de assédio sexual, acrescentando que a publicação que fez há mais de um mês na rede social Weibo foi mal interpretada. Através de um vídeo publicado pelo Lianhe Zaobao, um meio de comunicação de Singapura, a desportista garante que tudo não passou de um mal entendido: “Primeiro, preciso de esclarecer um ponto extremamente importante, eu nunca disse ou escrevi que alguém me tenha assediado sexualmente. Tenho de esclarecer isto”.
O nome de Peng Shuai ficou ainda mais famoso depois da referida publicação, em que a estrela chinesa teria acusado uma das maiores figuras do Partido Comunista Chinês por uma situação ocorrida há três anos, o ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli. Depois dessa publicação, a desportista esteve desaparecida durante quase três semanas, acabando por falar com o Comité Olímpico Internacional a 21 de novembro.
Esta é a primeira vez que Peng Shuai fala da situação em vídeo, em declarações proferidas à margem de um evento de esqui que vai decorrer em Shangai. O vídeo terá sido gravado durante um evento de promoção do esqui nórdico, em Xangai, que contou igualmente com a presença de Yao Ming.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/CQFDSJAGC/status/1472461585184706564?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1472461585184706564%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fbolamarela.pt%2F%2F24.sapo.pt%2Fassets%2Fstatic%2Ftwitter_embed.html%3Furl%3Dhttps%3A%2F%2Fbolamarela.pt%2F%2Ftwitter.com%2FCQFDSJAGC%2Fstatus%2F1472461585184706564
Sobre a publicação no Weibo, a tenista de 35 anos afirmou que “várias pessoas fizeram uma má interpretação”.Sem referir o nome de Zhang Gaoli, garante que tem estado a viver em Shangai sem qualquer tipo de vigilância.
A situação tem gerado várias preocupações da comunidade internacional, sendo uma das causas do boicote generalizado aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
A Associação de Ténis Feminino teve uma das reações mais fortes, decidindo suspender todos os torneios na China por receios sobre o estado de Peng Shuai e a segurança de outras jogadoras.
Na primeira reação que teve ao caso, a 23 de novembro, a China pediu que se pare de “politizar” o caso da tenista, durante uma reação oficial excecional ao escândalo sexual que visa um antigo alto quadro do Partido Comunista Chinês.