Panama Papers: Tomas Berdych envolvido no escândalo
O caso que está a roubar por completo as atenções nos meios de comunicação de todo o mundo parece ter chegado ao ténis. De acordo com a Radio Prague, Tomas Berdych é um dos muitos nomes que constam da investigação daquele que é já tido como o maior caso de evasão fiscal do mundo e que coloca em xeque inúmeros dirigentes políticos, empresários, criminosos e celebridades.
O primeiro-ministro Bohuslav Sobotka terá solicitado às autoridades fiscais da República Checa para iniciar uma investigação cuidada sobre as atividades de cerca de 300 checos, entre os quais surge o nome do finalista do torneio de Wimbledon (2010), que, tal como os restantes suspeitos são acusados de utilizar empresas offshore para evitar o pagamento de impostos.
Os chamados Panama Papers foram divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI), este domingo, e representam uma das maiores fugas de informação de sempre. Em causa está a utilização de regimes fiscais de exceção por parte de algumas das figuras mais poderosas do mundo. No mundo do desporto, tem sobressaído o caso de Leonel Messi, que é acusado de estar envolvido num esquema de evasão fiscal e numa rede de branqueamento de capitais.