Os jogadores do top 50 com mais encontros realizados em 2018
Muito se tem falado da extensão do calendário do circuito mundial e do cansaço que os jogadores sentem no final de cada temporada mas importa perceber quem são aqueles que do top 50, de facto, mais energias gastaram.
Na liderança deste ranking está Stefanos Tsitsipas com 79 encontros. O grego jogou 73 jogos no circuito ATP mas, como no início do ano se encontrava fora do top 90, realizou seis partidas no circuito Challenger.
Logo a seguir está Alexander Zverev. O alemão, um dos principais críticos do atual calendário, realizou qualquer coisa como 77 jogos em 21 torneios. Dominic Thiem completa o pódio, disputou 74 jogos em 25 torneios.
E se os jovens são aqueles que mais competem, não surpreende que os mais veteranos joguem menos, como são os casos dos três melhores jogadores do mundo. Novak Djokovic realizou 64 encontros, Roger Federer fez 58 jogos e Rafa Nadal, muito por culpa dos problemas físicos, fez apenas 49 jogos.
De referir ainda os números de Kei Nishikori, que fez 70 jogos (64 ATP e 6 Challenger) e Karen Khachanov, um dos grandes destaques de 2018 jogou 68 encontros. Já Fabio Fognini também teve 68, Kevin Anderson disputou 66 e Marin Cilic com 64, também se encontram nos primeiros lugares desta lista interessante.
João Sousa, número um nacional, realizou 56 encontros em 2018.