O líquido milagroso que ajuda Rafael Nadal a recuperar
Quem não se lembra do encontro de Rafael Nadal na segunda ronda do Open da Austrália no passado mês de janeiro? Dificilmente terá sido esquecido, de tão dramático e emocionante que foi, mas não custa relembrar, até porque temos novas, pertinentes e impressionantes informações para revelar sobre esse embate frente a Tim Smyczek, que se prolongou por cinco sets e mais de quatro horas de jogo.
Pois bem, com o duelo a desenrolar-se sob altas temperaturas e elevados níveis de humidade, o maiorquino sofreu uma desidratação grave, sofrendo tonturas e cólicas, tendo chegado a vomitar durante o terceiro set. Nadal transpirou excessivamente, perdendo uma grande quantidade de água e de nutrientes do seu corpo.
Às tantas, vê-se Toni Nadal a dar a um dos apanha-bolas uma pequena embalagem com um líquido que o número dois mundial logo tratou de ingerir [ver vídeo].Sabe-se agora que a bebida que ajudou o número três a permanecer na Austrália durante mais alguns dias se tratava de… água do mar. Precisamente, água do mar.
Conforme avança o jornal a Marca na sua edição de hoje, e o site Punto de Break faz questão de destacar, “trata-se de um produto dos Laboratórios Quinton, em Alicant [no sul de Espanha]. Esta empresa microfiltra a água do mar a frio e purifica-a, conservando os 78 sais minerais de que o corpo necessita”.
De acordo com uma série de estudos levados a cabo pelos peritos da Universidade de Alicante e os departamentos de prevenção e tratamento de lesões do desportista da Universidade Católica de Murcia, a ingestão do produto “combate de forma imediata a hiponatremia hipotónica nos desportistas”.
“Além disso, a sua ingestão regular melhora a recuperação e aumenta o desempenho físico, permite o aumento da carga e o tempo de trabalho, melhora o estado de concentração, assim como a reidratação intracelular”, segundo o site espanhol.
Nadal disputa esta semana o Miami Open, no estado americano da Flórida, onde os níveis de humidade são geralmente acentuados.