Neuza Silva: «A Michelle fez um primeiro set digno de uma top 50»
Neuza Silva, selecionadora nacional da Fed Cup, mostrou-se esta quinta-feira muito satisfeita com o comportamento das suas jogadoras, apesar da derrota por 2-1 diante da Turquia, que teve pelo meio um importante triunfo de Michelle Larcher de Brito, que voltou a bater uma top 100 quase dois anos depois.
“A jornada com a Turquia avizinhava-se difícil dados os rankings e experiência competitiva das intervenientes turcas. Apesar do resultado final a seleção teve uma representação acima da 1.ª jornada, com Michelle Brito em crescente, muito motivada e a fazer um primeiro irrepreensível, digno de nível top 50. Teve de recorrer a 3.º set para se impor e devolver o empate na jornada depois de Inês Murta ter deixado a equipa lusa em desfavor de 1-0. Murta apresentou-se bastante bem no 1.º set mas ainda não conseguiu manter o nível durante todo o encontro, acusando o elevado ritmo competitivo da adversária”, confessou em declarações ao jornal “Record“.
Neuza justificou ainda a opção por Francisca Jorge no par e diz ter sido acertada. “Para o desempate a capitã optou por uma nova formação para jogar o par decisivo, permitindo uma estreia nesta competição a Francisca Jorge, escolha que se mostrou acertada, dado o nível a que a atleta de 16 anos conseguiu demonstrar ao lado de Michelle Brito. A Francisca não acusou a pressão do momento e em vários momentos foi decisiva para conquistar o 1set e por pouco que não carimbava a sua estreia com uma vitória. O cansaço de seis sets consecutivos da Michelle acabou por ter alguma influência na performance final das atletas lusas”.