Monaco dá a volta a Sock para conquistar Houston
E já lá vão dois! O argentino Juan Monaco, antigo top10 mundial e atual 148º colocado da hierarquia, tornou este sábado o US Men’s Clay Court Championship no torneio onde mais sucesso alcançou na sua já longa carreira, evento este que já se disputa há mais de cem anos e distribui cerca de meio milhão de doláres em prémios monetários – além de não haver outro disputado no pó-de-tijolo nos Estados Unidos.
Em Houston, onde o torneio tem lugar desde o início do milénio, o tenista que recentemente completou 32 anos derrotou o vencedor de 2015 e tenista “da casa” Jack Sock. “Pico”, como é carinhosamente tratado no circuito, até começou mal o encontro, ao ceder a primeira partida, mas conseguiu dar à volta à contenda e adiantar-se a 4-1 no parcial decisivo. Aí, o norte-americano ainda igualou a 4-4 mas relatos de possíveis cãibras, aliados à perseverança evidenciada pelo sul-americano desde o final do primeiro set, deram-lhe a vitória (e o troféu de campeão) por 3-6 6-3 7-5, ao cabo de 2h18.
Com este resultado, Monaco torna-se no primeiro tenista fora dos cem primeiros a conquistar um título ATP desde Rajeev Ram em Newport na temporada passada. Prevê-se que o nº10 do mundo em Julho de 2012 reentre nesse lote na próxima segunda-feira, escalando 62 (!) posições na hierarquia mundial masculina, ao passo que Sock deverá cair duas posições.