Matilde Jorge atropela e avança na Quinta do Lago
Matilde Jorge estancou a série de derrotas portuguesas no quadro principal de singulares do The Campus Carby VW Ladies Open e apurou-se para a segunda ronda do ITF W50 que o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago organiza, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, até 13 de outubro.
Um dia depois de entrar com o pé direito na variante de pares, a número dois nacional (387.ª classificada no ranking WTA) superou Diana Marcinkevica (381.ª) por 6-1 e 6-3 em 1h15, mas teve condições para resolver o embate mais cedo.
Derrotada por esta mesma adversária na última ronda do qualifying há um ano, Jorge entrou no encontro com um break em branco e ditou o ritmo daí em diante, colhendo os frutos de uma exibição muito irregular de Marcinkevica para se aproximar da vitória. A tenista portuguesa de 20 anos dominou de tal forma que liderou por 6-1 e 5-0, mas não aproveitou dois match points — um deles com um volley de direita para fechar — e viu a letã elevar muito o nível nos três jogos seguintes para lhe atrasar a vitória.
“Tinha o meu plano para hoje e executei-o bastante bem”, considerou no final. “Servi bastante bem, não propriamente pela percentagem de primeiros serviços, mas pela consistência e porque consegui colocar danos quando o coloquei. E senti-me sólida do fundo do campo.”
“Nem me lembrava do encontro de há um ano, mas treinámos juntas esta semana e sabia que ela tinha um jogo rápido. Até me senti mais confortável hoje, no encontro, do que nesse treino, o que é bom sinal”, acrescentou a jovem portuguesa, que no dia anterior já tinha iniciado as três semanas na região algarvia com uma vitória em pares.
Matilde Jorge foi a única portuguesa a passar à segunda ronda do The Campus Carby VW Ladies Open, onde vai medir forças com Panna Udvardy. A tenista da Hungria (139.ª WTA e ex-76.ª) confirmou o estatuto de primeira cabeça de série ao vencer Maria Garcia (1293.ª) por 6-1 e 6-4, enquanto no outro embate com uma portuguesa envolvida Carla Tomai (ainda sem classificação profissional) cedeu por 6-0 e 6-2 perante Ariana Geerlings (470.ª).
Nos pares, Maria Garcia e Angelina Voloshchuk fecharam o dia de forma emocionante ao anularem cinco match points para derrotarem Emily Seibold e Angelina Wirgers. Depois de liderarem por 6-4 e 5-3 com dois pontos de encontro, as duas jovens portuguesas (de 18 e 17 anos) precisaram de anular cinco no matchtie-break decisivo (4-6 e 9-10) para superarem as alemãs pelos parciais de 6-4, 5-7 e 12-10 em 1h34.
Seguem-se as belgas Magali Kempen e Lara Salden, segundas pré-designadas, que foram responsáveis pelo afastamento de Sara Lança e a sueca Tilde Stromquist (6-3 e 6-0) já com o auxílio de iluminação artificial.
A jornada desta quarta-feira também ficou marcada pela estreia vitoriosa de Kristina Mladenovic (208.ª WTA). A francesa de 31 anos é, de longe, a mais credenciada do torneio (foi número 10 mundial em singulares e líder do ranking de pares) e superou uma primeira ronda de luxo frente à austríaca Tamira Paszek (352.ª e ex-26.ª), que sentiu dificuldades no pescoço, com os parciais de 6-2 e 6-1 em apenas 64 minutos.