Maria João Koehler e Ivone Álvaro vencem nos Açores
Maria João Koehler, atual 735.ª colocada da hierarquia mundial do WTA Tour, e Ivone Álvaro, ausente da classificação, garantiram a qualificação para a segunda ronda da prova secundária ITF dos Açores, em Ponta Delgada, que é disputada sobre piso rápido e dotada de 10 mil dólares em prémios monetários. Antes do início dos embates, o torneio contava com 11 jogadoras portuguesas.
Koehler, ex-número um nacional, defendeu o estatuto de quarta pré-designada e bateu na estreia a espanhola Maria del Rosario Canero Perez, de 18 anos e número 1207 da tabela classificativa, por 6-3 e 7-5. A pupila de Nuno Marques, selecionador português na Taça Davis, terá pela frente na segunda eliminatória a também espanhola Alba Carrillo Marin, 1107.ª WTA.
Quem não conseguiu defender a hierarquia pré-estabelecida foi a jovem algarvia Inês Murta, número 752 do Mundo e sexta cabeça-de-série da competição. A irmã de André Gaspar Murta cedeu para a compatriota Ivone Álvaro, convidada da organização, pelos parciais de 6-4 e 6-2. Ivone mede agora forças com a vencedora do confronto entre a portuguesa Maria Tavares e a russa Ksenia Kuznetsova.
Cláudia Gaspar, que também recebeu um convite para disputar o quadro principal, saiu igualmente de cena na ronda inaugural. A jovem tenista portuguesa caiu às mãos da belga Helene Scholsen, sétima favorita ao triunfo final e 884.ª colocada mundialmente, por 6-0 e 6-1.
Na variante de pares, Ivone Álvaro e Maria Tavares venceram um embate cem por centro português e já estão nos quartos-de-final, depois do triunfo conquistado diante de Marta Magalhães e Simone Simas, pelos parciais de 6-0 e 6-1.