Kyrgios e Tomic fora da lista de nomeados para a Medalha Newcombe
Se há quem vá tendo razões de sobra para querer prolongar a temporada o mais possível e, com isso, avolumar o palmarés com mais uma boa dose de bons resultados, há, por outro lado, jogadores a quem não vão faltando motivos para querer ver o ano de 2015 pelas costas. O leque é vasto, mas Nick Kyrgios e Bernard Tomic encabeçam a lista.
Protagonistas de intensas polémicas que agitaram fortemente a comunidade tenística esta época, os dois compatriotas viram a Federação Australiana de Ténis castigar as suas duvidosas atitudes mantendo os seus nomes fora da lista de nomeados para a Medalha Newcombe, que premeia o melhor jogador nacional do ano e o que se revelou o melhor embaixador no seio da elite do ténis durante a temporada.
Mais do que resultados
Kyrgios, atualmente na 30.ª posição da classificação, tornou-se no primeiro adolescente desde Roger Federer a alcançar os quartos-de-final em torneios do Grand Slam em duas ocasiões, ao aceder ao top-8 do Open da Austrália no início do ano. Chegou, ainda, aos ‘oitavos’ em Wimbledon e alcançou a primeira final em torneios ATP, no Millennium Estoril Open, mas o ‘caso Wawrinka’ e as multas sucessivas por mau comportamento em court ofuscaram todas essas conquistas do jogador de 20 anos.
E o mesmo acontece com Tomic, que atingiu o seu melhor ranking de sempre, 18.º ATP, depois de ter começado o ano fora do top-70. O jogador de 23 anos conquistou esta temporada o terceiro título da carreira, em Bogotá, mas a federação, na hora de eleger os nomeados, manteve bem presente a detenção de que foi alvo depois uma festa demasiado barulhenta num hotel de Miami, em julho.
“Eles tiveram alguns resultados fantásticos, sem dúvida, mas a medalha premeia mais do que apenas o desempenho no court”, esclareceu John Newcombe, o antigo campeão de sete títulos do Grand Slam que dá nome ao galardão, conforme se pode ler no The Sydney Morning Herald.
Sam Groth, Thanasi Kokkinakis, Samantha Stosur, John Peers & Casey Dellacqua e o campeão de cadeira de rodas Dylan Alcott são, assim, os possíveis vencedores da Medalha John Newcombe, conquistada por Kyrgios no ano passado. A cerimónia de entrega do prémio acontece em Melbourne, no dia 23 de novembro.