Jogador francês suspenso por um ano por consumo de cannabis
É um motivo de suspensão que não se vê todos os dias. Alexandre Nicolau, um jogador francês de 34 anos, foi recentemente suspenso durante um ano pela própria Agência Francesa de Anti-Doping pelo consumo de… cannabis. A decisão foi nesta segunda-feira apoiada pela Federação Internacional de Ténis, dado que a sanção aplicada está em conformidade com os regulamentos da WADA.
Nicolau nunca teve expressão no ténis mundial, e o único encontro em que participou de um torneio internacional foi num Future em Poitiers, na temporada de 2010. Contudo, isso não inibe a Federação Internacional de Ténis nem as entidades locais de manter a vigilância apertada para com os seus jogadores e de aplicar as respetivas sanções assim que os motivos o exigem. Nesta segunda-feira, o comunicado da ITF revela o apoio para com a Agência Francesa de Anti-Doping devido ao castigo aplicado de um ano, de acordo com as regras criadas a nível geral pela WADA (Agência Mundial de Anti-Doping).
“O Programa de Anti-Doping do Ténis aplica-se a todos os jogadores a competir em torneios do Grand Slam e em eventos coordenados pela ITF, ATP e WTA. Os jogadores são testados em busca de substâncias proibidas pela WADA (…), e sanções são impostas de acordo com os requisitos do Código de Anti-Doping”, pode ler-se no comunicado, onde é explícito que Alexandre Nicolau falhou um desses testes devido ao consumo de ‘Cannabinoids’. O jogador não tem ranking mundial.