João vence batalha de ‘Sousas’ e avança aos quartos-de-final no Estoril
Excelente ténis, muita emoção e alguma tensão. João Sousa e Pedro Sousa esmeraram-se e ofereceram um verdadeiro espetáculo de ténis a um Millennium Estoril Open praticamente repleto. Naquele que foi o melhor encontro do torneio até ao momento, e após vários match points para ambos os lados, o número um nacional levou a melhor sobre o lisboeta de 29 anos e carimbou a passagem aos quartos-de-final do Millennium Estoril Open, com os parciais de 4-6, 7-6(1) e 7-5.
A soltar o braço com a determinação de quem sabe exatamente o que fazer, o lisboeta de 29 anos, 143.º mundial, depressa se colocou a em vantagem no marcador. Vencido o primeiro set, Pedro Sousa aproveitou o embalo e o braço preso do número um nacional para se colocar em posição de fechar o encontro em dois sets: primeiro no 5-4 e pouco depois no 6-5. Mas o vimaranense mostraria o sangue frio necessário para salvar os match points e estender a decisão do encontro ao terceiro set.
O equilíbrio foi levado para a terceira partida, com Pedro Sousa a chegar à quebra no sétimo jogo. João Sousa voltava a reagir, recusando-se a vender barata a derrota. Sem a frescura dos sets anteriores, o jogador de Lisboa foi incapaz de travar a subida de nível do número um português, que, à quarta tentativa, matou o encontro para se manter mais vivo do que nunca no Clube de Ténis do Estoril, onde nunca tinha vencido um encontro até à jornada de ontem.
João Sousa luta por um lugar nas meias-finais com o britânico de 23 anos Kyle Edmund, terceiro cabeça-de-série e 23.º mundial. Antes disso, o jogador de Guimarães ainda volta a subir ao court, esta quarta-feira, para jogar a primeira ronda de pares, ao lado de Leonardo Mayer. Sem exigir o tempo de descanso a que teria direito, Sousa e Mayer defrontam Ariel Behar e Miguel Angel Reys Varela às 18h30.