João Sousa joga a muito bom nível mas perde batalha com Tsonga em São Petersburgo
João Sousa, número um português e 57.º colocado ATP, foi eliminado esta quinta-feira na segunda ronda do ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia, diante do francês Jo-Wilfried Tsonga, número 18 ATP e segundo cabeça-de-série, por 7-6(1), 3-6 e 6-2, em 2h10.
Num duelo muito equilibrado de início ao fim, o primeiro set não teve mesmo qualquer quebra de serviço e acabou por ser resolvido apenas no tie-break, onde o vimaranense baixou ligeiramente a intensidade e cometeu um par de erros não forçados que se revelaram fatais diante de um jogador do nível de Tsonga.
A história do segundo parcial não foi muito diferente… até meio. Os dois jogadores mantiveram o bom nível exibicional, procurando constantemente ser agressivos e controlar o ponto com a pancada de direita, mas foi João Sousa a conseguir o primeiro break do set e do encontro, no oitavo jogo. De seguida, ainda sofreu mas conseguiu fechar o jogo de serviço… e o set.
Tsonga reagiu da melhor maneira à perda do segundo set e subiu muito o nível de jogo, especialmente da resposta, acabando por conseguir quebrar o serviço do português no quarto jogo do terceiro parcial. Essa quebra acabou por se revelar fatal para o vimaranense, que não mais conseguiu inverter o resultado.
João Sousa não conseguiu defender a sua prestação de 2016 (quartos-de-final) mas ainda assim deverá subir um lugar no ranking ATP. Na próxima semana, compete em Shenzhen, um ATP 250 disputado na China.