João Sousa homenageado com ‘grau de ouro’ em Guimarães
João Sousa, 47.º classificado do ranking mundial, recebeu este domingo a medalha de mérito desportivo de grau ouro da Câmara de Guimarães, entregue na cerimónia comemorativa do dia 24 de junho, feriado municipal.
Com 29 anos, João Sousa obteve a melhor classificação ATP alguma vez atingida por um português – 28.º, a 16 de maio de 2016, após ter atingido os quartos de final do Masters 1.000 de Madrid (Espanha) – e venceu três torneios ATP 250 em 10 finais disputadas – Kuala Lumpur (Malásia), em 2013, Valência (Espanha), em 2015, e Estoril Open, neste ano.
Ausente por estar a disputar o torneio de Antalya, na Turquia, o atleta nascido em Guimarães, mas radicado em Barcelona desde 2004, esteve representado pelo pai, Armando Marinho de Sousa, no evento comemorativo da batalha de S. Mamede, acontecimento que contribuiu para a fundação de Portugal, em 1128.
Num evento em que o Governo esteve representado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, realçou, na sua intervenção, o exemplo de “tenacidade e ambição” de João Sousa.