João Sousa disputa final falada em português no Geneva Open
João Sousa está de regresso a uma final no circuito profissional. O número um nacional encontra-se esta semana a disputar o ATP 250 de Genebra e, depois de prestações de grande categoria ao longo da semana, voltou a estar esta sexta-feira a um grande nível para passar por cima de Federico Delbonis, por 6-3, 2-6 e 6-4, ao fim de quase duas horas.
Esta é a quarta vez que o atual número 50 da hierarquia mundial vai disputar uma final ATP, tendo vencido apenas uma – em 2013, diante de Julien Benneteau, no torneio de Kuala Lumpur. No ano passado, Sousa perdeu a final do evento de Metz, para David Goffin, e acabou por não resistir ao regressado Pablo Cuevas em Bastad, naquela que foi a sua primeira final sobre a terra-batida.
O encontro de hoje, diante de Federico Delbonis, contou com a mesma agressividade e pancadas profundas que o vimaranense tem conseguido ao longo da última semana, ainda que se tenha verificado alguma inconsistência.
João Sousa venceu 80% de pontos ganhos no primeiro set e roubou dois jogos de serviço ao seu adversário para ficar a apenas um passo da final, mas o rumo dos acontecimentos inverteu-se totalmente no segundo parcial.
Durante o terceiro set, as oportunidades de quebra apenas surgiram uma vez e foram logo quando Delbonis servia para se manter na luta pela final, a 4-5. O primeiro match point foi bem salvo mas o segundo já não escaparia a Sousa, que caiu a meio do ponto mas manteve-se na luta. Valeu a pena.