João Sousa com triunfo arrebatador em Umag
João Sousa não brinca em serviço. Mostrou-o em Viana do Castelo este fim-de-semana, vencendo dois encontros de singulares e um de pares na Taça Davis, com recurso a um ténis de grande nível, e voltou a prová-lo esta terça-feira ao carimbar a passagem à segunda ronda do ATP 250 Konzun Croatia Open Umag, na Croácia, com um triunfo arrasador sobre o wildcard local Toni Androic, 363.º da hierarquia mundial.
Com a mesma solidez e concentração que se viu na terra batida do clube de ténis nortenho, o número um nacional e 51.º do ranking ATP tomou o controlo do encontro frente ao croata de 23 anos e recusou-se a sair do comando do marcador durante todo o embate, impondo-se pelos parciais de 6-2 e 6-1, ao cabo de apenas uma hora e três minutos.
O português de 26 anos quebrou o serviço de Androic no primeiro jogo e voltou a fazê-lo no quinto, adiantando-se confortavelmente para 4-1. Seguiu-se um longo jogo de serviço por patrte de Sousa, de onde saiu, seguramente, um dos melhores pontos da sua carreira [ver aqui], e também uma quebra, que não afetou o vimaranense.
Fechado o primeiro set por 6-2, o vimaranense entrou no segundo parcial ainda mais decidido. Voltou a desmantelar o saque do seu adversário em três ocasiões e não permitiu que o jogador local vencesse mais do que apenas um jogo de serviço. No total, o português alinhou 28 winners e 16 erros não-forçados.
Na próxima ronda, o jogador de Guimarães vai encontrar do outro lado da rede o italiano Andreas Seppi, 24.º da tabela classificativa, naquele que será o primeiro embate entre ambos.