João Sousa cede perante Milos Raonic em Monte Carlo
João Sousa, número um nacional e 56.º classificado da hierarquia mundial, ofereceu grande resistência ao mais cotado canadiano Milos Raonic, sexto colocado da tabela classificativa, mas acabou por ceder na segunda ronda do Monte-Carlo Rolex Masters 2015, no Mónaco. O vimaranense de 26 anos foi derrotado pelos parciais de 6-3 e 7-6(4), em 1H26 de embate.
Depois de cerca de duas semanas afastado da competição devido a problemas no joelho direito, Sousa chegou a estar a dois pontos da conquista da segunda partida. No entanto, a melhoria significativa do nível apresentado pelo português em relação ao set inaugural não foi suficiente para levar a melhor diante de Raonic, que no primeiro parcial perdeu apenas quatro pontos nos seus jogos de serviço.
Apesar da derrota, João Sousa, à procura da primeira vitória sobre um tenista do top 10 mundial desde o triunfo frente a David Ferrer em Kuala Lumpur 2013 – onde conquistou o título -, acumula 45 pontos ATP, mais 35 do que no ano passado, quando saiu derrotado pelo italiano Fabio Fognini na ronda inaugural.
Sousa eliminou na ronda inicial do torneio o jogador francês Edouard Roger-Vasselin, número 133 do ranking mundial, rubricando a primeira vitória numa prova deste nível em 2015. O português caiu na ronda inaugural dos dois primeiros eventos Masters 1000 do ano, em Indian Wells e Miami. O próximo torneio de João Sousa será o ATP 500 de Barcelona, disputado na próxima semana.