João Sousa cede para Paire em Monte Carlo e falha melhor ranking de carreira
João Sousa, 34.º colocado do ranking mundial, não conseguiu fazer história esta quarta-feira. A subida à sua melhor classificação de sempre (32.ª) e a presença inédita nos oitavos de final de um torneio Masters 1000 estavam em jogo, mas o número um português acabou por ceder, por 6-4 e 6-3, na segunda ronda do Monte Carlo Rolex Masters, no Mónaco, perante o francês Benoit Paire, 22.º ATP.
Num encontro que se prolongou por 72 minutos, Sousa entrou sólido e agressivo, comandando grande parte das trocas de bola até ao 4-2 da primeira partida. No entanto, Paire fez questão de elevar o nível de jogo e começou a entrar verdadeiramente no compromisso, beneficiando também de muitos erros diretos por parte do português e menor lucidez no court.
Com esta derrota, João Sousa, que já havia derrotado Paire nos oitavos de final do torneio de Valência em 2015 – no qual conquistou o seu segundo título ATP da carreira -, viaja agora até Barcelona, cidade onde treina desde os 15 anos, para participar durante a próxima semana no ATP 500 espanhol.
No torneio de Barcelona, o pupilo de Frederico Marques vai marcar presença pela quarta ocasião, tendo como melhor resultado a segunda ronda da prova em 2012 – perdeu para o ex-número um português Fred Gil – e em 2015.