João Monteiro derrotado nas meias-finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Indoor
Depois de se sagrar campeão região da zona Atlântica, João Monteiro havia garantido a qualificação para os Campeonatos Nacionais Universitários Indoor, disputados nos courts cobertos do USTA Bille Jean King National Tennis Center. A semana foi excelente, depois de excelentes vitórias sobre Diego Hidalgo (ex-número 767 ATP), Hugo di Feo (5º cabeça-de-série da prova e ex-número 1327 ATP) e Thai-Son Kwiatowski (1º cabeça-de-série, atual número 955 ATP, e jogador contra o qual João nunca havia vencido), no entanto o estudante-atleta pela Universidade de Virgina Tech, natural da cidade do Porto, não foi capaz de carimbar o passaporte para o derradeiro encontro do torneio, e acabou derrotado por Dominik Koepfer, da Universidade de Tulane, pelos parciais de 6-4 e 6-4.
Num encontro transmitido pela ESPN3, Monteiro viu o seu adversário começar o encontro em estado de graça, disparando winners de todos os lados do court, e a saltar para uma vantagem de 4-0 em pouco mais de 15 minutos. O tenista português foi então capaz de reduzir o número de erros não forçados e até recuperou um dos breaks de desvantagem, para 3-4, mas não foi o suficiente para evitar a derrota no primeiro parcial por 4-6.
A começar o segundo set, viu-se um João Monteiro mais confiante e focado no seu jogo, o que lhe deu o break de entrada e uma vantagem de 2-0, tomando conta das operações do encontro. No entanto Koepfer tinha outros planos, voltou a assumir as despesas do encontro e a encontrar o seu ritmo na sua potente direita de canhoto, bem como no seu serviço, e deu a volta ao marcador para liderar por 3-5. Depois de 3 match points salvos no seu jogo de serviço, o tenista luso ainda conseguiu defender-se de um quarto ponto de encontro, porém Dominik Koepfer assinou a vitória logo depois, com uma direita para fora de João Monteiro.
Em declarações ao Bola Amarela, João Monteiro considerou que se apresentou a um “nível muito alto” durante a prova, salientando que “as pessoas talvez não tenham a noção do nível do ‘college’, mas é muito alto principalmente nestes torneios principais”.
Em competição nos ITA National Indoor Championships também estiveram Diogo Rocha (Denver University) no torneio de singulares – perdeu na ronda inaugural do quadro principal contra um dos finalistas do torneio e nos quartos-de-final do quadro B) e Vasco Valverde (University of San Francisco) no quadro de pares – perdeu na 1ª ronda do quadro principal e venceu o seu encontro do quadro B).