João Marques bate número nove do mundo no Mundial de Veteranos
João Marques, número 58 do ranking mundial no escalão de +35, está em grande plano na cidade de Umag, na Croácia. O irmão de Frederico Marques, treinador de João Sousa, fez o encontro da sua vida para avançar esta quarta-feira aos quartos de final do Campeonato Mundial de Veteranos, ao bater o australiano Andrew Kotnik, ex-número seis mundial e atual nono classificado.
A defender o estatuto de 13.º cabeça de série, Marques, de 38 anos e habitual presença nas edições da Copa Ibérica, derrotou Kotnik pelos parciais de 6-1 e 6-4, e vai ter pela frente nos quartos de final um jogador que já pertenceu ao lote dos 300 primeiros do ranking ATP: o luxemburguês Mike Scheidweiler.
No seu percurso até aos quartos de final, João Marques, eliminado à primeira na etapa da Copa Iberica Spring Sports Festival 2016 no Jamor, afastou o sul-africano Peter Allnutt e o finlandês Tuomas Waheeb, número 235 da classificação em +35.
Esta prova é considerada a mais importante do circuito de veteranos e realiza-se sobre terra batida ao ar livre, reunindo os melhores jogadores nos escalões de +35, +40 e +45.