Joana Valle Costa brilha rumo aos "quartos" em Baton Rouge
A viver e a estudar nos Estados Unidos, Joana Valle Costa, jovem portuguesa de 19 anos, garantiu esta quinta-feira a presença nos quartos-de-final do torneio ITF de Baton Rouge, dotado de 25 mil dólares e que se disputa no Complexo de Ténis da Universidade em que estuda, no estado norte-americano de Louisiana. Este é o seu melhor resultado em provas profissionais, nas quais não competia desde junho de 2014, em Amarante.
Contemplada com um convite para jogar o quadro principal, a lisboeta, que habitualmente joga eventos do circuito universitário norte-americano, beneficiou da desistência da jogadora local Jennifer Brady, segunda cabeça-de-série e 213.ª do ranking WTA, quando o marcador registava 6-5 a favor da tenista portuguesa.
Nos quartos-de-final, Joana Valle Costa terá pela frente a norte-americana Brooke Austin, oriunda da fase de qualificação e ex-top 500 mundial, com quem nunca mediu forças anteriormente.
Na variante de pares, Valle Costa e a norte-americana Jessica Golovin estão igualmente nos quartos-de-final. O par afastou na ronda inaugural a dupla composta pela brasileira Ingrid Gamarra Martins e a argentina Carla Lucero, oriundas da fase de qualificação, por 7-5, 1-2 e desistência da equipa sul-americana.