Ivanovic e Safarova encaram-se nas meias-finais em Paris
Ana Ivanovic está de regresso aos grandes resultados em torneios do Grand Slam. A sérvia, ex-número um mundial e atual sétima classificada WTA, garantiu esta terça-feira a qualificação para as meias-finais de Roland Garros, as suas primeiras em provas desta categoria desde que ganhou o título em Paris na temporada de 2008.
A jogar o seu melhor ténis dos últimos anos sobre terra batida, Ivanovic precisou de apenas 75 minutos para disparar 37 winners e derrotar sem problemas de maior a jovem ucraniana Elina Svitolina, número 21 da tabela classificativa, pelos parciais de 6-3 e 6-2, num duelo que chegou a ser mais equilibrado do que o resultado indica.
“Hoje foi um encontro, de facto, muito duro. As condições estavam difíceis para ambas, obviamente. Estava muito vento. Apenas tentei pôr em prática o meu plano de jogo e mexer melhor os pés. Apesar de tudo, estou muito orgulhosa por ter jogado bem e ter colocado a pressão sobre ela”, começou por dizer Ivanovic em conferência de imprensa.
“Realmente estou emocionada por ser a minha primeira meia-final num Grand Slam desde 2008. Tem sido um percurso longo e muito trabalho. Não é todos os dias que alcanças uma meia-final, por isso estou muito orgulhosa. Ganhar no court Philippe Chatrier também significa muito para mim”, concluiu a sérvia, que precisou de três partidas para vencer nas duas rondas inaugurais e nos oitavos-de-final.
Nas meias-finais, Ana Ivanovic terá pela frente nada mais, nada menos do que a checa Lucie Safarova, número 13 do ranking mundial e carrasca da campeã em título Maria Sharapova. Safarova superou hoje a jovem espanhola Garbiñe Muguruza, de 21 anos, por 7-6(3) e 6-3, e está pela segunda vez nas meias-finais de torneios do Grand Slam, depois de ter sido eliminada nesta fase da competição em Wimbledon do ano passado.
“Foi uma batalha. No tiebreak do primeiro set foi muito equilibrado e tivemos excelentes trocas de bola. Consegui ter um break de vantagem no início da segunda partida mas perdi-o, mas continuei a lutar e a jogar forte”, começou por dizer Safarova, que se vai estrear no top 10 do ranking mundial a partir da próxima segunda-feira.
“Sinto-me muito bem. Ainda não digeri muito bem a vitória e o facto de estar pela primeira vez nas meias-finais em Paris. Claro que quero ir passo a passo, por isso tenho de preparar o próximo encontro. Ela [Ana Ivanovic] é muito dura, mas vai ser entusiasmante”, sublinhou a checa.
Lucie Safarova lidera o confronto direto diante de Ana Ivanovic por 5-3, mas o registo encontra-se empatado a uma vitória para cada lado em embates disputados sobre terra batida. No entanto, as duas jogadoras vão defrontar-se pela terceira vez em Roland Garros. Na época de 2008, Ivanovic superiorizou-se, mas Safarova derrotou a sérvia na terceira ronda do torneio em 2014.