Inês Murta e Maria João Koehler protagonizam final portuguesa nos Açores
O torneio ITF de Ponta Delgada, nos Açores, vai contar com uma final cem por cento portuguesa. Inês Murta, 672.ª colocada do ranking mundial, e Maria João Koehler, ex-número um nacional e 936.ª WTA, venceram os respetivos duelos das meias-finais em três partidas e vão discutir o título da prova que distribui 10 mil dólares em prémios monetários.
Murta, segunda cabeça de série da competição, alcançou a sua primeira final de singulares a nível internacional ao bater a compatriota Francisca Jorge, que protagonizou a melhor semana da sua carreira, e vencer pelos parciais de 1-6, 6-1 e 6-1, ao cabo de 1h34 de duração.
Já Koehler, oitava pré-designada, superou uma grande batalha e afastou a espanhola Alba Marrillo Carin, sexta favorita e 916.ª do Mundo, por duros 6-7(7), 6-4 e 6-4, num encontro que se prolongou por 3h25. A portuense, semifinalista em mais um evento realizado em Ponta Delgada na semana passada, está na sua primeira final ITF desde julho de 2013, altura em que foi finalista em Astana, Cazaquistão.
Inês Murta e Maria João Koehler vão medir forças pela segunda vez no circuito internacional, depois de Koehler ter triunfado na primeira ronda do evento de Cantanhede, em 2015, por arrasadores 6-0 e 6-1.