Gonçalo Falcão vira o resultado contra Felipe Cunha e Silva
Estão concluídos os primeiros encontros da fase de qualificação do Millennium Estoril Open. Os primeiros duelos tiveram todos jogadores portugueses como grandes protagonistas mas nem todos conseguiram dar alegrias ao público, já que apenas Gonçalo Falção e Pedro Sousa seguiram em frente. Miguel Semedo e Romain Barbosa acabaram eliminados.
O confronto entre o número dois nacional de juniores, Felipe Cunha e Silva, e Gonçalo Falcão foi até ao momento o mais equilibrado da jornada, terminando com a vitória do último por 3-6, 6-3 e 6-4. Os primeiros jogos contaram com pontos de break para ambas as partes e até com uma queda aparatosa de Cunha e Silva, mas foi apenas ao 4-3 que chegou o primeiro break e logo com uma bela direita paralela sem resposta.
Contudo, a segunda partida inverteu o rumo dos acontecimentos. Cunha e Silva, dotado de um grande peso de bola na sua direita, começou a cometer mais erros e a permitir que Falcão, que até salvou os primeiros break points do set, se descolasse no marcador. A terceira partida serviu para confirmar a ascenção do jogador de 27 anos, que somou a sua primeira vitória a nível ATP pela primeira vez desde 2010.
O resto dos encontros da fase de qualificação não tiveram os resultados desejados para a comitiva portuguesa. Miguel Semedo, a disputar com recurso a um wildcard da organização, não se conseguiu impor frente ao número 700 do mundo, Yannick Thivant, esteve apenas 40 minutos em court para uma derrota por 6-0 e 6-0.
Por outro lado, o encontro que opôs Romain Barbosa ao sétimo favorito, Martin Fischer, foi mais equilibrado, mas o jogador austríaco acabou por seguir em frente com os parciais de 6-2 e 7-6(4). Barbosa nunca deitou a toalha ao chão e disputou até alguns pontos de boa qualidade, mas não foi suficiente para uma vitória.