Gastão Elias a um passo da final em Vicenza
Foi como grande favorito ao triunfo que chegou ao Challenger de Vizenca e é como tal que se tem portado Gastão Elias na prova italiana. Depois de nas duas rondas anteriores não ter cedido qualquer set, o número dois nacional volta a repetir a façanha assegurar um lugar nas meias-finais, desta feita à custa do argentino Nicolas kicker, sexto cabeça-de-série e número 153 mundial.
O jogador da Lourinhã, que esta semana atingiu um novo máximo de carreira ao subir até à 88.ª posição do ranking mundial, impôs-se pelos parciais de 6-3 e 6-4, ao cabo de uma hora e 31 minutos de jogo. Elias mostrou grande concentração nos momentos decisivos, nomeadamente no segundo set, quando recuperou de imediato o break cedido a 4-3, tendo ficado a servir para selar o encontro logo de seguida.
Esta é a quarta vez este ano que o jogador nacional de 25 anos atinge o top-4 de um torneio (todos eles de categoria challenger, e em Itália), sendo que em duas ocasiões não deixou fugir o título. Para alcançar a segunda final consecutiva em solo transalpino, Elias vai ter de tirar do seu caminho o vencedor do embate entre o espanhol Daniel Gimeno-Traver, oitavo pré-designado, e o argentino Guido Andreozzi.
Além do título, Elias corre atrás da qualificação para os Jogos Olímpicos. Em caso de vitória esta semana, o português atingirá um ranking que lhe permitiria entrar direto no maior evento desportivo mundial.