Gasquet soma 14.º título da carreira na primeira edição do torneio de Antuérpia
O torneio ATP 250 de Antuérpia, na Bélgica, já tem campeão. À semelhança do que aconteceu na primeira edição do Millennium Estoril Open em 2015, Richard Gasquet saiu vencedor de uma nova prova do calendário do circuito principal e conquistou este domingo o título do European Open 2016, alcançando o seu segundo troféu do ano e 14.º da carreira.
Num encontro resolvido em duas partidas e pautado pelo equilíbrio particularmente no set inaugural, Gasquet, número 19 da hierarquia mundial, confirmou o seu estatuto de terceiro cabeça de série e derrotou na final o argentino Diego Schwartzman, 77.º da classificação, pelos parciais de 7-6(4) e 6-1, ao cabo de 1h29 de duração.
“Foi um encontro duro, especialmente na primeira partida em que estive a liderar por 5-4 e 40-0 no meu serviço. Foi importante para mim ganhar o tiebreak, deu-me confiança para o segundo set. Foi um grande encontro para mim e eu era o favorito, por isso foi importante”, começou por dizer Gasquet após um triunfo diante de um jogador que chegou a salvar dois match points no duelo das meias-finais frente a David Goffin.
“Estou muito feliz com a semana que tive. Todos os encontros foram difíceis e houve excelentes jogadores aqui. É sempre bom conquistar um título”, rematou o gaulês, que em fevereiro sagrou-se campeão do evento de Montpellier, em França, batendo na final o compatriota Paul-Henri Mathieu.
Com este título em Antuérpia, Richard Gasquet, ex-top 10 do ranking ATP, vai ascender três lugares para figurar a partir desta segunda-feira no 16.º posto da tabela. Já Schwartzman vai subir à sua melhor classificação de sempre (57.ª), surgindo na 54.ª posição.