Gala León já não é a capitã da Taça Davis
O confronto que oporá as seleções da Rússia e da Espanha, a contar para o Grupo I Europa/África e que terá lugar no fim-de-semana de 17 a 19 de Julho, já não será orientado por Gala León. Conforme avança o Mundo Deportivo, a decisão foi hoje anunciada via comunicado:
“Esta tarde, o presidente da Real Federación Española de Tenis (RFET), Fernando Fernández-Ladreda Aguirre, comunicou a Gala León a decisão de prescindir dos seus serviços com a RFET, terminando assim qualquer vínculo contratual existente com a mesma. A decisão foi tomada após uma reflexão tendo em conta a viabilidade da continuidade de León à frente da direção desportiva e da capitania da equipa espanhola tendo em vista a próxima eliminatória, onde enfrentará a Rússia e espera alcançar o melhor resultado desportivo possível.”
A antiga jogadora profissional, que completa 42 anos em Dezembro, acumulava o cargo de capitã com o de diretora técnica, e desde a sua contratação em Setembro do ano passado que era alvo de contestação por parte dos principais tenistas espanhóis, entre os quais Rafael Nadal. León já havia apresentado a sua demissão ao presidente cessante José Luis Escañuela, que se demitirá no final do confronto com a equipa russa, e deverá caber agora ao vice-capitão Julián Alonso, sugerido pela agora ex-capitã e ambos antigos top30 mundiais, o comando da seleção. Em caso de vitória, Espanha (ou Rússia) disputará em Setembro o derradeiro play-off tendo em vista o regresso ao Grupo Mundial.