Frederico Gil escapa por pouco em Pombal
Frederico Gil precisou de se aplicar esta quinta-feira para garantir o triunfo na segunda ronda do Future de Pombal e assegurar um lugar nos quartos-de-final da prova nacional que distribui 10 mil dólares em prémios monetários e onde defende o estatuto de sétimo cabeça-de-série.
O sintrense de 30 anos teve pela frente o compatriota Gonçalo Falcão, que não vendeu barata a vitória num encontro que terminou com o marcador em 6-4, 4-6 e 7-6(2) a favor do antigo número um nacional. Com este triunfo, o jogador natural de Sintra garante um lugar no top-8 de um torneio pela quarta vez esta temporada.
Depois de na semana não ter ido além da primeira ronda em Coimbra, o antigo número um nacional esteve muito perto de ser eliminado por Falcão, 625.º ATP, que serviu em duas ocasiões para fechar o encontro. O seu próximo adversário é Takanyi Garanganga, segundo cabeça de série e 399.º da tabela classificativa.
Nos quartos-de-final está também João Domingues. O jogador de Oliveira de Azeméis bateu o espanhol Ricardo Villacorta-Alonso, por duplo 6-4, marcando encontro com o primeiro pré-designado na próxima fase, Roberto Ortega-olmedo.
A mesma sorte não teve o outro jogador nacional presente na segunda ronda, Bruno Pedrosa, que conquistou o seu primeiro ponto ATP na jornada de ontem, ao estrear-se com um triunfo no Clube de Ténis de Pombal. Esta quinta-feira, não resistiu ao espanhol Carlos Boluda-Purkiss, cedendo por 0-6 e 3-6.