Francisca Jorge: primeiro os pares… agora os singulares
A semana de Francisca Jorge nos courts de terra batida sintrenses não poderia ter corrido melhor. A vimaranense de 15 anos, que treina no Clube de Ténis de Guimarães, deu sequência ao título conquistado na variante de pares femininos, ao lado da compatriota Marta Oliveira, e sagrou-se campeã da vertente individual do BANC Beloura Junior Open 2015, única prova internacional sub-16 de nível 1 realizada em Portugal.
A defender o estatuto de quinta cabeça de série da competição, a atual campeã nacional absoluta do escalão de sub-16 derrotou na final a mais cotada russa Daria Frayman, quarta pré-designada, pelos parciais de 6-4 e 7-6(5), num encontro em que a portuguesa foi mais forte nos momentos decisivos.
“Este ano apresentei um ténis com mais qualidade. Acho que já merecia esta vitória”, comentou Francisca, que foi afastada nas meias-finais na edição de 2014.
Na variante masculina, Fabian Marozsan foi o campeão. O húngaro, segundo favorito à vitória final, derrotou o primeiro cabeça de série, o búlgaro Leonid Sheyngezikht, por 6-3, 4-6 e 7-6(5), para triunfar na Academia de Ténis da Beloura. “Adorei estar neste torneio, o nível de jogo era muito bom. Fiquei feliz por vencer”, confessou.