Francisca Jorge e Marta Oliveira jogam final de pares na Beloura
Francisca Jorge, campeã nacional absoluta do escalão sub-16, e Marta Oliveira, número 612 do ranking mundial de juniores, seguiram esta sexta-feira para a final de pares femininos do BANC Beloura Junior Open 2015, único torneio internacional de nível 1 disputado em solo português e a decorrer, em Sintra, até domingo, nos courts de terra batida da Beloura Tennis Academy.
Num dia exclusivamente dedicado às meias-finais da variante de pares, a dupla portuguesa, quarta cabeça de série da competição, derrotou as mais cotadas russas Daria Frayman e Daria Lukyanova, segundas pré-designadas, pelos parciais de 6-4 e 6-3. “Nós completamo-nos. Basta-me controlar no fundo do campo que a Marta está na rede para acabar o ponto”, admitiu Francisca Jorge após o embate.
Na final, realizada este sábado, Francisca e Marta têm pela frente a georgiana Ana Makatsaria e a russa Ekaterina Ovcharenko, que defendem o estatuto de terceiras favoritas à vitória final. O par surpreendeu as principais candidatas ao título, Ekaterina Makarova e Anastasia Tikhonova, por 3-6, 6-4 e 10-7 no match tiebreak.
Este sábado jogam-se ainda as meias-finais da vertente individual. No que diz respeito a tenistas portugueses, Martim Leote Prata encara o húngaro Fabian Marozsan, segundo cabeça de série; o madeirense Daniel Rodrigues mede forças com o cabeça de cartaz búlgaro Leonid Sheyngezikht; e Francisca Jorge tem encontro marcado com Ekaterina Makarova. Em pares masculinos, Tomás Almeida e Afonso Vaz Viana também entram em ação.