Forbes: quatro tenistas no top-25 das mulheres mais poderosas no desporto
Ver o nosso desporto e os seus representantes entre as sucessivas listas elaboradas pelas mais conceituadas publicações mundiais não representa qualquer tipo de novidade, ou não tivéssemos entre nós alguns dos melhores desportistas de sempre. Provar isso mesmo vem a Forbes, como tantas vezes o tem feito, ao divulgar o top 25 das mulheres mais poderosas no mundo do desporto.
O lote é de peso, mas não precisamos de descer muito na lista para encontrar não uma, mas duas das mais mediáticas e bem sucedidas jogadoras da história do WTA. Venus e SerenaWilliams surgem na quarta posição e as razões são as que tão bem conhecemos:
“Com um total de 117 Grand Slams e mais de 150 milhões de dólares ganhos, as irmãs Williams têm-se afirmado, decididamente, como ícones do desporto feminino da sua geração”, sublinha a reputada revista.
Quatro lugares acima das norte-americanas, encontramos Billie Jean King. Quem mais? “Uma referência global, King aproveitou o seu sucesso desportivo para fundar a Women’s Tennis Association (WTA), a World Team Tennis e a Women’s Sports Foundation. Os eleitores concordaram que nenhuma pessoa fez mais pelo desporto feminino nos últimos 50 anos do que King”.
E, não havendo duas sem três (quatro, neste caso), Maria Sharapova emerge na 17.ª posição, fechando o lote de tenistas presentes na majestosa lista. A culpa, essa, é do castelo de açúcar que tão bem tem sabido construir: “cinco vezes campeã de Grand Slams e vencedora da medalha de prata nos Jogos Olímpicos, Sharapova tem transportado a sua fama para o seu próspero império de negócios, liderado pela sua empresa de doces – Sugarpova”.
A diferença de idades entre o elemento mais velho e o mais novo é de, imagine-se, 44 anos e, curiosamente, nas extremidades encontramos nada mais, nada menos do que King, com 77 anos, e Sharapova, com 28.
Veja a lista completa aqui.