Felix Auger Aliassime, 14 anos, volta a fazer das suas
O que é que o estimado leitor fazia quando tinha 14 anos? Ora o canadiano Felix Auger Aliassime, nascido a 8 de agosto de 2000, sim 2000, e sim, 8 de agosto, no mesmo dia de Roger Federer, derrota jogadores com quase o dobro da idade em torneios profissionais.
Esta terça-feira à noite, o jovem do Quebéc, que em março entrou para o ranking mundial após ter passado com sucesso a fase de qualificação do Challenger de Drummondville, somou a sua primeira vitória da carreira em quadros principais de eventos Challenger, ao bater o australiano Andrew Whittington, sete anos mais velho, por concludentes 6-3 e 6-2, em pouco mais de uma hora.
Auger Aliassime, que na segunda ronda tem encontro marcado com o oitavo cabeça-de-série da prova, Darian King, 205.º colocado do ranking ATP, já garantiu mais 8 pontos para a classificação mundial, que lhe garantem uma histórica entrada no top-1000. Para além disso? Quase 1500 euros, nada mau a duas semanas de completar 15 anos.
Entre as senhoras, há duas meninas nascidas em 2000 a integrarem o ranking WTA desde abril. A australiana Destanee Aiava e a norte-americana Claire Liu, ambas de 15 anos, já começaram a dar os primeiros passos no profissionalismo.