Federer: «Se mandasse colocava mais encontros à melhor de cinco sets no circuito ATP»
Roger Federer entrou a vencer no ATP 1000 de Cincinnati. O número dois mundial, de regresso à competição pela primeira vez desde Wimbledon, não fez uma exibição de encher o olho mas jogou o suficiente para se apurar para os oitavos-de-final da prova.
Em declarações ao Tennis Channel, Federer analisou o seu triunfo. “Os courts ao ar livre são sempre mais rápidos, por isso, há sempre alguns ajustes a fazer. O Peter tem um grande serviço e uma boa resposta. Tentei criar as minhas oportunidades. Fiz alguns breaks mas também tive que salvar alguns pontos de break e creio que essa foi a chave para vencer o primeiro set. Estou muito feliz por ter vencido pela primeira vez desde que joguei em Wimbledon“, admitiu o helvético.
O tenista de 37 anos frisou a importância de se manter fiel ao seu estilo de jogo. “O importante é tentares fazer o teu jogo, especialmente em superfícies rápidas. É muito importante impores a tua energia, caso contrário ficas à mercê do teu adversário”.
E se Federer mandasse, qual a regra que alteraria no circuito? “Provavelmente colocava mais encontros à melhor de cinco sets em finais. Nos ATP 1000 temos essa oportunidade pois no circuito ATP não temos qualquer encontro desse tipo. Temos apenas nos Grand Slams, Taça Davis e final dos Jogos Olímpicos. Sei que isso acontece para proteger os jogadores de lesões. Gostava mas compreendo as razões”, concluiu.
Federer vai voltar a entrar em court esta quinta-feira para defrontar o argentino Leonardo Mayer.