Federer é o primeiro campeão de Istambul
Roger Federer venceu a edição inaugural do torneio ATP 250 de Istambul, na Turquia, ao derrotar Pablo Cuevas por 6-3 7-6 (11) e assegura o seu terceiro título da época, o primeiro em terra batida, a caminho de Roland Garros.
O primeiro set foi jogado em pouco mais de 30 minutos com o suíço a precisar de três oportunidades de break para conseguir assegurar a vantagem e o set. No segundo parcial, Federer conseguiu quebrar o serviço de Cuevas conquistando a vantagem no marcador, mas o jogador uruguaio conseguiu recuperar o break de atraso e igualar a partida a 4-4. O encontro foi decidido no tie-break, com o suíço a salvar três set points e a fechar a partida no quinto match point.
Roger Federer mostrou um bom nível de jogo durante toda a semana, sobrevivendo a alguns encontros onde o seu ténis na terra batida foi testado. “Foi uma semana dura; quatro jogos difíceis”, referiu o suíço. “Acho que a final foi o meu melhor jogo. Estou muito feliz. Tenho muito orgulho em ser o primeiro campeão aqui em Istambul. Tive uma semana maravilhosa na Turquia.”
Com a vitória em Istambul, Federer eleva para 19 o número de países onde já se sagrou campeão. O suíço viaja agora para Madrid, para disputar o Masters1000 espanhol onde é o primeiro cabeça-de-série. Federer tem um bye na primeira ronda, mas não deverá ter a vida facilitada no primeiro jogo que irá disputar, na segunda ronda do torneio. O suíço irá defrontar o vencedor do encontro entre Nick Kyrgios, finalista do Estoril Open, e Daniel Gimeno-Traver, que foi eliminado por Federer nos “quartos” de Istambul, ao fim de quase duas horas e meia.