Ernests Gulbis, o presidente-jogador, se aposenta da seleção da Davis
Ernests Gulbis, o melhor tenista masculino da história da Letônia (chegou a ser top 10 mundial), parece caminhar para os últimos dias da sua carreira. O jogador de 35 anos, que é desde o início de 2022 o presidente da federação letã de tênis, se aposentou neste fim de semana da seleção da Copa Davis, derrotada em casa pela equipa de Israel no playoff do Grupo Mundial I da competição.
“Minha história na seleção está feita. Se acontecer de daqui a dois anos não tiver sete quilos a mais, continuarei em condições de subir às quadras e talvez o faça. Mas veremos como as coisas correm”, brincou Gulbis, que venceu o seu último encontro de simples, contra Daniel Cukierman, no tiebreak do terceiro set. Ele representou a seleção letã durante 15 anos.
Gulbis falou ainda do seu papel na Federação. “Não creio que serei um presidente eterno, mas quero deixar a minha marca. Quero proporcionar às novas gerações condições que eu não tive”, afirmou sobre o tênis em um país que tem uma campeã de Grand Slam, Jelena Ostapenko.
Gulbis, quase fora do top 300, está inscrito na fase de qualificação de alguns torneios ATP durante o mês de fevereiro.