Com eliminatória decidida, João Domingues joga no último singular frente à Alemanha
A derrota de João Sousa frente a Jan-Lennard Struff decidiu a eliminatória entre Portugal e a Alemanha na luta por um lugar no Grupo Mundial da Taça Davis, dando o 3-1 à equipa visitante. Dado que não foi disputada uma quarta partida nesse encontro, haverá quinto duelo e, para isso, Nuno Marques decidiu dar a João Domingues a oportunidade de regressar ao court numa prova da Taça Davis já com um encontro que em nada influencia o resultado final. O oliveirense vai defrontar Yannick Haunfmann.
Tal como Nuno Marques, também Michael Kohlmann alterou o alinhamento do último encontro da eliminatória ao dar o lugar a Michael Kohlmann, que substitui Cedrik-Marcel Stebe. João Domingues fará o seu terceiro encontro a representar a equipa das quinas, depois da estreia em 2015, frente a Marrocos, e do regresso em 2016, diante da Eslovénia, já com ambas as eliminatórias decididas.
Recorde-se que esta foi a segunda vez que Portugal esteve no playoff do Grupo Mundial. A primeira aconteceu em 1994, com José Vilela no comando enquanto capitão. O resultado final acabaria por ser favorável à Croácia.