Duarte Vale não resiste ao número dois mundial e cede na final mais importante da carreira
Duarte Vale, número 49 do ranking de juniores, procurava o título mais importante da sua ainda curta carreira, mas esse objetivo foi travado este domingo à noite pelo número dois mundial sub-18. O jovem português de 17 anos acabou derrotado na final do Abierto Juvenil Mexicano, cedendo em parciais diretos naquela que foi a sua primeira final de Grade A, a categoria mais alta do circuito internacional de juniores.
Num encontro sem grande história, Vale, atleta treinado na Quinta da Moura e 10.º cabeça de série da competição, ofereceu réplica durante a primeira partida, mas caiu às mãos do sérvio Miomir Kecmanovic, convidado da organização e primeiro pré-designado, pelos parciais de 6-3 e 6-0.
Com este resultado, Vale, que caso vencesse alcançava o maior título júnior português de singulares desde Michelle Larcher de Brito no Orange Bowl em 2007, vai subir significativamente no ranking mundial, devendo posicionar-se muito perto do top 30 do mundo de juniores.
Ultrapassada a melhor semana da carreira, Duarte Vale, que possui dois títulos de singulares no currículo, deverá manter-se em solo mexicano para disputar a XXX Yucatan Cup, evento de Grade 1, a partir desta segunda-feira.