Dois tenistas entre os candidatos aos Laureus
O ténis e os seus protagonistas continuem em grande destaque no mundo do desporto e a mais legítima das provas chega esta quarta-feira, com a divulgação dos nomeados aos LaureusWorld Sports Awards 2016, os prestigiados Óscares do desporto. Entre os grandes nomes das mais diversas modalidades destacam-se, como não podia deixar de ser, Novak Djokovic e Serena Williams.
O número um mundial, vencedor de quatro dos últimos cinco Grand Slams disputados, volta a ser um sério candidato à vitória da estatueta de Melhor Atleta Masculino do Ano, depois de no ano passado ter arrasado a concorrência. Além de 2015, o sérvio de 28 anos foi considerado o desportista do ano também em 2012.
Leonel Messi, Usain Bolt e Lewis Hamilton são alguns dos adversários do jogador dos Balcãs, que continua a fazer por manter o ténis nos píncaros do desporto mundial. Em quinze edições, o troféu de melhor desportista veio parar às mãos de um representante das raquete (Roger Federer venceu entre 2005 e 2008 e Rafael Nadal em 2011.
Longe de ser nova nestas andanças, Serena Williams, volta a ser nomeada na categoria de Melhor Atleta Feminino do Ano. No ano passado, a estatueta foi entregue a Genzebe Dibaba Keneni, atleta de meia-distância, mas a número um mundial vai tentar repetir os triunfos de 2003 e 2010.
Em equipa que não ganha… mexe-se
Depois da seleção suíça ter merecido o destaque no ano passado, perdendo a distinção para a seleção alemã de futebol, os Laureus voltam a contar com uma equipa da Taça Davis entre as suas nomeações. A equipa da Grã-Bretanha, ora. A seleção de Andy Murray conquistou a “saladeira” pela primeira vez em 79 e concorre para o prémio de Melhor Equipa do Ano com, por exemplo, a equipa de futebol do Barcelona.