Djokovic e a viragem de geração: «Eu e Nadal ainda continuamos a ser muito fortes»
Tantas vezes se fala sobre a passagem de testemunho para as novas gerações do ténis mundial, mas Novak Djokovic deixa um aviso aos ‘miúdos’. O sérvio continua a ver-se num nível alto, tal como a Rafael Nadal, e aponta aquilo que ainda lhe dá muita motivação para cada torneio.
MUDANÇA DE GERAÇÃO
Acredito sempre que posso ganhar cada torneio que jogo. Com a carreira que tive, mereço ter esse foco mental. Claro que as coisas são diferentes agora. Há muitos jovens na mudança de geração, mas eu e Nadal ainda continuamos a ser muito fortes. A temporada de 2022 foi um ano de celebração dos maiores como Federer e Serena. Foi triste vê-los a retirarem-se.
O QUE PRECISA PARA VENCER
Temos grandes jogadores que vão manter este jogo da melhor forma possível, tanto homens como mulheres. Sei o que tenho de fazer para competir com eles, para ser um dos candidatos ao título aqui e em Melbourne. As boas recordações e a boa história que tenho na Austrália dão-me sensações positivas e a crença de que posso chegar longe de novo.
FORÇA NOS GRAND SLAMS
Qualquer vitória num Grand Slam é especial. É uma das maiores razões pelas quais continuo a competir ao mais alto nível. Veremos até onde posso chegar, adoro o ténis. Não gosto tanto de viajar como antes, mas faz parte do nosso desporto. Enquanto tiver motivação e inspiração para jogar ao mais alto nível, aqui estarei. Espero ter uma boa série este ano.