Derrotas prematuras de Nadal e Ruud tornam real algo que não acontecia há 21 anos
O Australian Open está a concluir a segunda ronda do quadro principal e a verdade é que os dois principais cabeças-de-série do lado masculino já fizeram as malas. Rafael Nadal e Casper Ruud, que passaram muito tempo juntos numa digressão pela América do Sul, foram eliminados de forma surpreendente, com o espanhol a ceder diante de Mackenzie McDonald num encontro em que se lesionou, enquanto o norueguês caiu frente a Jenson Brooksby.
Pois bem, a pergunta que se impõe é: quando foi a última vez que os dois primeiros pré-designados nem sequer alcançaram a terceira ronda num torneio do Grand Slam? A resposta surge também no Australian Open, sendo que algo semelhante aconteceu há 21 anos, em 2002. Nessa edição, a surpresa ainda foi maior, com Lleyton Hewitt (diante de Alberto Martín) e Gustavo Kuerten (contra Julien Boutter) a perderem logo na primeira ronda.
Curiosamente, há um outro dado histórico que se repete desde esse Australian Open. É que nessa edição de 2001 também nenhum dos três primeiros classificados do ranking ATP chegou à terceira ronda, tendo em conta que Carlos Alcaraz está fora devido a lesão. Há 21 anos, foi Andre Agassi, então bicampeão em título, desistiu antes da prova.