David Nalbandian considera Federer «o jogador mais completo da história»
David Nalbandian junta-se ao audível coro de jogadores, ex-jogadores, adeptos e lendas da modalidade que colocam Roger Federer nos píncaros da história do ténis. Para o argentino de 34 anos, antigo número três mundial (2006) e um dos melhores jogadores de sempre a nunca ter vencido um Grand Slam, nunca um court foi pisado por um jogador tão completo como o campeão de 17 títulos do Grand Slam.
“Joguei com o Roger no nível júnior e depois quando ele começou no circuito profissional, eu assisti à sua evolução”, relembrou Nalbandian em entrevista ao site “Todo Sobre Tenis”, destacando a forma como ultrapassou os obstáculos num piso em que nunca se sentiu verdadeiramente à vontade.
“O Roger nunca foi bom na terra batida, mas teve uma evolução incrível e perdia apenas para o [Rafael] Nadal. Ele é o jogador mais completo da história”, defende o argentino, que tem um registo diante de Federer de que poucos se podem gabar: oito triunfos e onze derrotas.
Uma das vitórias mais notáveis da sua carreira foi precisamente diante do jogador de Basileia, na final da Masters Cup de Xangai [atual ATP Finals], em 2005. Nalbandian levantou o troféu apenas um intenso braço-de-ferro que apenas terminou no tie break do quinto set.