Da Florida para Portugal, Duarte Vale regressa e qualifica-se na Póvoa de Varzim
Duarte Vale, jovem de apenas 19 anos que no final do ano passado adiou a sua carreira profissional para se dedicar a uma carreira no circuito universitário norte-americano — está na University of Florida, em Gainesville — voltou este fim-de-semana ao circuito profissional em Portugal e já garantiu a qualificação para o quadro principal do Future da Póvoa de Varzim.
O jovem de Cascais, antigo top 10 mundial e juniores e atual 1332.º colocado do ranking ATP, derrotou na ronda de acesso ao quadro o seu compatriota Tiago Fernandes, também ele a estudar nos Estados Unidos mas bem mais a norte, em New Hampshire, por 6-2 e 6-1.
Quem seguiu igualmente para o quadro principal foi Afonso Portugal (sem ranking), que derrotou na ronda de acesso ao quadro o brasileiro Lucas Gessner (igualmente sem ranking) por concludentes 6-2 e 6-0.
Duarte e Afonso juntam-se a outros nove portugueses já garantidos no quadro principal: o também regressado Nuno Borges e ainda Tiago Cação, Francisco Cabral, Luís Faria, Hugo Maia, Gonçalo Falcão, Tomás Almeida, Alexandre Ribeiro e o mais cotado de todos, Fred Gil.