«Compra um Ferrari vermelho e usa menos as redes sociais», de Wozniacki para Wozniacki
Uma caneta, um papel e muita reflexão. Foi com isto que se deparou Caroline Wozniacki quando foi desafiado pelo “The Players Tribune” a escrever uma carta a si própria enquanto criança. A tarefa é mais complexa do que parece à primeira vista, mas Caroline Wozniacki mostrou estar à altura do desafio.
Aqui ficam os avisos e conselhos (do qual não faz parte o conveniente “mantém-te longe do golfe, é uma ordem”) da crescidinha para a jovem Caroline:
1. Ouvidos bem à escuta quando o pai Piotr falar
“Não vais ter a certeza do que é que queres durante algum tempo, mas olha onde chegaste. Venceste o campeonato sub-12 na Dinamarca sem perder um único jogo em todo o torneio. Ganhaste todo os encontros por 6-0, 6-0. Tu és… boa. E sabes disso. Depois da final, os jornalistas televisivos perguntaram quais eram os teus objetivos. Depois de uma pausa, olhaste para a câmara e disseste, ‘quero ser a melhor do mundo’. Portanto,o pai estava certo. O ténis é o caminho a seguir”.
2. Não há prize money no circuito junior, mas não faz mal
“A mãe e o pai vão apoiar-te de uma forma que não podes imaginar, e não vais ter que te preocupar com o dinheiro nem uma única vez. Nunca os vais ouvir dizer, ‘isso é muito caro’ ou ‘talvez seja melhor saltares esse torneio para podermos usar o dinheiro em outra coisa’”.
3. Respira
“Vais sentir-te sempre pressionada e, às vezes, vais ter a sensação de que não consegues respirar. Bem, estou aqui para te dizer para respirares, jovem Caroline. Respira. Aprecia o momento quando, em 2010, derrotares a Petra Kvitova no China Open e acordares, no dia seguinte, como número um do mundo. Inspira tudo isso”.
4. Menos exposição nas redes sociais
“Deixa os teus fãs perceberem quem tu és, e partilha algumas fotos de vez em quando, mas por favor, por favor, por favor, mantém os teus assuntos privados resguardados. Um dia vais agradecer-me por isto. Ninguém precisa de saber tudo sobre ti. Valoriza a tua privacidade”.
5. Compra um Ferrari vermelho
“Se prometeres que não vais esbanjar em carteiras, vou deixar que compres um – um! – Ferrari. Vermelho, o único com que sonhas à noite desde que venceste aquele torneio sub-12″.