CIRCUITO WTA: Os pontos que as top-20 defendem na temporada de relva
Não tivemos mudança de líder no ranking WTA em Roland Garros por muito pouco. Tanto Simona Halep como Karolina Pliskova estiveram muito perto de destronar Angelique Kerber, mas não conseguiram. Algo que pode mudar agora na temporada de relva. Este é um dos principais factos a destacar neste exercício de análise dos pontos em jogo. O lugar cimeiro da classificação continua em aberto.
Angelique Kerber tem quase 20% dos seus pontos para defender nestas semanas até Wimbledon. Muito poucas jogadoras do top-20 têm tanto em jogo nesta fase da época. E, se compararmos com as suas rivais mais diretas, as perspetivas não são famosas para a alemã. Ou sobe o nível de jogo ou arrisca-se mesmo a perder a liderança.
Mas não é só a campeã do US Open que tem muito a defender. Jogadoras como Dominika Cibulkova, Venus Williams, Madison Keys, Elena Vesnina e Barbora Strycova, fruto de boas prestações na temporada transata, têm uma fatia bastante assinalável da sua pontuação em jogo. Nomeadamente as duas últimas, que arriscam seriamente uma saída do top-20 mundial.
Por outro lado, além das boas hipóteses das já referidas número 2 e número 3 mundial, temos Caroline Wozniacki e Garbiñe Muguruza como potenciais candidatas a grandes subidas. A dinamarquesa está numa forma muito melhor em comparação com a época passada, e o facto de só defender 2% pode permitir-lhe escalar algumas posições. Já a espanhola, finalista em Wimbledon no ano de 2015, parece começar a voltar a um bom nível e rapidamente pode corrigir a queda que sofreu após a derrota em Roland Garros. Outros nomes como Elina Svitolina, Jelena Ostapenko ou Kristina Mladenovic, grandes sensações da temporada, podem também ter as suas hipóteses de subida.
No quadro abaixo pode ver os pontos e as respetivas percentagens a defender até ao final de Wimbledon (excluindo Serena Williams, fora do circuito devido à sua gravidez).
Ranking |