Benno Van Veggel: O futuro dono do Portugal Open?
Há mais de 25 anos, João Lagos estaria a dar os primeiros passos naquele que viria a ser, como o próprio afirmou, o maior projecto da sua vida: nascia então o Estoril Open. Depois de ter trazido a Portugal uma extensa lista dos melhores jogadores do planeta, o empresário foi forçado a recuar na organização do evento, que, a partir do próximo ano, poderá passar a contar com um investimento de outro amante de ténis, desta feita holandês. Conheça agora um pouco da vida profissional de Benno van Veggel.
Natural da Holanda, foi com pouco mais de 20 anos que Benno van Veggel aterrou em terras lusas, onde se mantém até hoje, com 55 anos. O então jovem emigrante desde cedo demonstrou um apreço especial pelo ténis e, segundo descobriu o jornal Record, a sua técnica levou-o a bons resultados nos primeiros torneios com prize-money em que competiu por cá, tendo sido campeão pelo Benfica e pelo CIF.
Para além disso, o holandês deu ainda aulas na Quinta da Bicuda, em Cascais, e foi cobiçado por vários clubes para entrar no campeonato da Primeira Divisão.
Nos dias de hoje, as raquetes podem não estar totalmente postas de parte mas a principal ocupação prende-se com a gestão de centros comerciais. Van Veggel é diretor-geral da Multi Development – uma produtora imobiliária com sede na Holanda e escritórios em onze outros países -, detentora de mais de 60 centros comerciais espalhados por doze países, como Itália, Espanha, Alemanha e, claro está, Portugal, onde lidera cerca de 20 espaços comerciais.
Um dos negócios mais recentes foi a compra do Fórum Setúbal, em 2012, o que resultou num investimento de 120 milhões de euros – um dos maiores de sempre no sector do comércio em Portugal – o que permitiu a criação de mais de 1500 postos de trabalho.
O homem de negócios de terras do norte da Europa é também co-owner da Lisboa Racket Centre, que recebeu este ano o Estrella Damn Lisboa Open, um etapa integrante do circuito mundial de padel e que terminou com Juan Díaz e Fernando Belasteguin – dois dos melhores jogadores do mundo – como campeões.
Ainda sem se ter pronunciado sobre o assunto, Benno van Veggel é então o principal nome a ser apontado para gerir as próximas edições do Portugal Open, que, a acontecer, será realizado entre 27 de Abril e 5 de Maio do próximo ano. Uma possível parceria com Jorge Mendes, gestor das carreiras de João Sousa, Maria João Koehler e Cristiano Ronaldo, é também uma hipótese em cima da mesa.