Bárbara Luz Medeiros regressa aos títulos a norte
A missão revelou-se custosa, mas Bárbara Luz Medeiros manteve-se firme durante as quase três horas de jogo para levar a sua avante e sagrar-se campeã regional absoluta no Complexo de Ténis da Maia, batendo Rita Vilaça na final, pelos parciais de 4-6, 6-2 e 6-3.
A bicampeã nacional absoluta sucede, assim, a Raquel Mateus, jogadora responsável pela sua eliminação nas meias-finais da edição do ano passado da prova que reuniu, durante a última semana, cerca de meia centenas dos melhores jogadores da região norte, representando dezasseis clubes diferentes.
Por seu lado, Vilaça, que voltou a ficar a um passo do título, depois de já em 2015 se ter sagrado vice-campeã, arrasou na variante de pares, arrecadando não um, mais dois títulos. Primeiro ao lado de, curiosamente, Luz Medeiros (d. Beatriz Abreu e Raquel Mateus) e depois em pares mistos, na companhia de Bernardo Pires, também ele jogador do ET Maia (d. Francisca Jorge e Francisco Faria).
10 jogos consecutivos e um título
Do lado masculino, destaque para o jovem de 15 anos Gonçalo Ferreira, que venceu dez jogos consecutivos para se superiorizar ao wildcard João Marques e arrecadar o título de campeão regional absoluto. A perder por 2-4 no set inaugural, o jogador do CT Braga protagonizou uma assinalável reviravolta que terminou com os parciais de 6-4 e 6-0.
Ao triunfo em singulares, Ferreira junta o título de pares masculinos, conquistado ao lado do jovem de 15 anos Afonso Viana, uma das revelações do Porto Open 2015. Derrotaram na final Rafael Andrade e Gonçalo Ventura, por 6-4 e 6-3.