Australian Open: as muitas caras conhecidas que vão jogar o qualifying
É mesmo verdade: o Australian Open, primeiro Grand Slam de 2021, arranca este domingo… em Doha e no Dubai! A fase de qualificação feminina arranca às 6 horas da manhã portuguesas (mais três no Brasil) nos Emirados Árabes Unidos e a masculina uma hora e meia depois, às 7h30, em Doha, no Qatar. Como é habitual, a fase de qualificação conta com muitas caras conhecidas, deste nomes consagrados a jovens craques que tentam entrar no seu primeiro quadro principal de Grand Slam.
EUGENIE BOUCHARD
A canadiana de 26 anos é porventura a grande figura do qualifying feminino no Dubai. Antiga top 10 mundial, a canadiana chegou às meias-finais do Australian Open em 2014 e aos quartos-de-final em 2015. Depois de cair para fora do top 300 em 2020, Genie está de novo à porta do top 100 e entra mesmo como cabeça-de-série nesta fase de qualificação.
SARA ERRANI
A veteraníssima italiana já ganhou o Australian Open — mas em pares — e agora quer regressar a Melbourne com escala no Dubai. Errani não joga o quadro principal do torneio dos antípodas desde 2017.
TSVETANA PIRONKOVA
A búlgara que regressou no final de 2020 ao fim de três anos, brilhou rumo aos quartos-de-final do US Open contra todas as expetativas e agora está pronta para regressar ao quadro principal em Melbourne pela primeira vez desde 2017.
Outros nomes femininos bem conhecidos…
— Monica Niculescu
— Ana Konjuh
— Anna Kalinskaya
— Timea Babos
— Clara Tauson
— Margarita Gasparyan
— Lesia Tsurenko
— Olga Govortsova
E agora os homens…
CARLOS ALCARAZ
É porventura a maior esperança do ténis mundial na atualidade. Aos 17 anos, o jovem de Murcia, treinado por Juan Carlos Ferrero, procura qualificar-se pela primeira vez para o quadro principal de um torneio de Grand Slam, depois de uma pré-época em Alicante em que chegou a partilhar court… com João Sousa. Alcaraz, recorde-se, venceu o prémio de Newcomer of the Year do ATP Tour em 2020.
LORENZO MUSETTI
Por falar em jovens craques… ora aqui está mais outro. O campeão júnior do Australian Open em 2019 regressa ao torneio no qualifying e tem aspirações reais de ganhar um dos bilhetes no voo para Melbourne caso consiga passar a qualificação. Aos 18 anos, quer ser um dos mais jovens a jogar a prova em 2021.
MISCHA ZVEREV
Num quadro com muitos jogadores consagrados, há um que surpreende mais do que os outros: Mischa Zverev, quartofinalista do torneio em 2017 — época em que eliminou o então número um do Mundo Andy Murray, nem sequer tinha ranking para entrar no qualifying, mas recebeu um convite da organização para rumar a Doha. Será que aproveitará a oportunidade?
Outros nomes masculinos bem conhecidos…
— Sergey Stakhovsky
— Viktor Troicki
— Martin Klizan
— Dustin Brown
— Tommy Robredo
— Taro Daniel